Biografia

José Marcio Rodrigues Martins, reside no pequeno município de Canapi, localizado no alto sertão do estado de Alagoas. É escritor, membro efetivo da ACALA - Academia Arapiraquense de Letras e Artes, Bacharelando em Administração, Educador Social com passagem pelas ONGs Visão Mundial e CACTUS, Idealizador e Coordenador do Projeto Social Casa Solidária, ex-conselheiro tutelar, Palestrante e Ministrante de Cursos, Seminários, Treinamentos e Capacitações na área dos direitos da criança e do adolescente, Blogueiro/Jornalista (RE)511961-STF/2009.

Popularmente conhecido por Marcio Martins, após uma rápida passagem pela antiga rádio Canapi/FM em 2009 com os programas A voz do Conselho e De Cara com a Verdade, iniciou sua carreira profissional no Jornalismo em Março de 2011 com a criação do blog Canapi Agora – Primeiro e único canal de notícia de Canapi na internet, ainda no mesmo ano foi convidado pelo Jornalista Jota Silva a integrar os quadros de blogueiros do Portal Minuto Sertão do grupo Cada Minuto, onde no ano seguinte recebeu o Prêmio Evandro Cardoso de blog mais acessado do sertão. Ao longo dos quase 10 anos de atividade profissional, Marcio Martins também passou pelos sites: Mais Notícias, Rota do Sertão, Manchetes da Hora, Blog do Serjão e Editora Guia Mais, além de uma rápida passagem pelo Correio Notícia que juntos com o blog Canapi Agora e o site Central do Sertão no qual o Blogueiro/Jornalista canapiense integra a equipe de redação, somam-se mais de 04 mil matérias e artigos publicados.

Todavia, o jornalismo investigativo e independente sempre foram marcas do Blogueiro/Jornalista Marcio Martins e isso sempre incomodou muita gente, principalmente a classe política que na tentativa de intimidar e calar sua voz, ao longo dos anos usaram de ameaças a sua integridade física, perseguições e processos judiciais totalmente descabidos de qualquer fundamentação legal.

A atividade jornalística do Blogueiro/Jornalista Marcio Martins incomoda tanto os ditos “poderosos” que até mesmo a justiça foi usada de forma indevida na tentativa de intimidar, censurar, constranger e desestabilizar financeiramente e emocionalmente o blogueiro, afinal de contas, de uma única vez, foram movidos 32 processos judiciais contra o mesmo nas áreas cível e criminal, algo raro no Brasil, processos esses movidos em conjunto pelo atual prefeito de Canapi Vinícius Lima, por 05 secretários municipais e 10 dos 11 vereadores do município, todos eles movidos com o mesmo advogado, as mesmas testemunhas e com as mesmas argumentações processuais nas ações movidas pelos vereadores, diferente apenas das argumentações processuais dos processos movidos pelo prefeito e pelos secretários, que entre si, também são as mesmas. Os processos agora se encontram em fase de recursos, visto que, a sentença de primeira instância derrubou todas as ações, condenando os autores por litigância de má fé e pagamento das custas processuais e dos honorários advocatícios do advogado do Jornalista, além de indenização por dano moral. Palavras do Juiz do caso:

“De forma conclusiva, verifica-se que a conduta do autor da presente demanda, que juntamente com outros agentes públicos, ajuizaram ações idênticas contra o ora requerido, numa clara tentativa de utilizar de forma desvirtuada o processo judicial para constranger, intimidar e estigmatizar o requerido e impedir ou criar embaraço à liberdade de expressão e ao exercício do jornalismo investigativo e crítico na cidade de Canapi”.

“Enfim, como cidadão e jornalista o réu agiu no regular cumprimento de sua função social. Impedir que cidadãos e jornalistas expressem opiniões sobre os atos e a postura de seus representantes, mesmo que de forma jocosa, irônica, contundente, dura ou ácida, afronta os direitos à liberdade de expressão e de informação, e por via de conseqüência implicaria em censura inadmissível nos tempos atuais”.


Comentários

Enviar um comentário

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.